terça-feira, 13 de março de 2012

Antítese

Tudo no mundo é uma antítese, e as antíteses são tão deliciosas...

A saciedade é a antítese da fome, e que saciedade tão deliciosa! O descanso é a antítese do trabalho, e quão maravilhoso o descanso nos parece quando dele disfrutamos! O bem é a antítese do mal, e praticar o bem, ser o bem, é uma virtude que enche a alma de regozijo!

A noite é a antítese do dia, e muitas das antíteses, as mais deliciosas, vêm na noite. Mas antíteses são vias de mão dupla, e a delícia que nos embriaga de felicidade, pode ser a delícia que entope nossas artéias e nos leva à morte. Sim, toda a antítese é uma delícia, mas nem toda a antítese nos convém. O sexo é a antítese da castidade, e é delicioso, porém a escravidão do sexo é o mais ordinário e prejudicial dos vícios: já levou milhares à ruina, nestes tempos atuais e em outros tempos do passado.

O ódio é a antítese do amor, mas por mais que, por um instante, o ódio pareça preencher nosso espírito com conforto e esperança de vingança, ele corrói e destrói a alma. A envenena, como diria um grande sábio...

Saber escolher a direção correta da antítese é o caminho que nos leva à verdadeira e sã loucura. Correr por todas as direções sem saber que via tomar é abraçar a insanidade deste mundo, que nada tem a ver com a sã loucura, e que nos leva à ruína. Nossos caminhos apontam na direção correta em que buscamos nossas antíteses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se: Comentários são muito bem vindos quando visam acrescentar aos textos mensagens de relevância e de gosto compatível com o texto publicado, mas não o são quando são em tons pejorativos ou de incompatibilidade total com o texto. Agradecemos a compreensão.