domingo, 1 de abril de 2012

Iconóstase (perpétua contemplação)

Olha, filho fiel, cada folha balançada ao vento.

Olha, ó filho fidelíssimo, cada pessoa que diante de ti passa. Veja como andam, uns apressados, outros tão suavemente devagar. Vê, filhinho, como são as coisas ao teu redor, contempla cada uma com carinho e dedicação. Faz como fala teu pai, que te fala com conhecimento de causa.

Escuta cada canção cantada nas ruas, cada voz que se levanta no deserto, cada veículo que ruge como um leão faminto nos engarrafamentos diários. Vê a água sendo cortada pela barca que te carrega, graciosa, pelo mar tranquilo. Guarda na tua mente cada imagem que vês. Se máquinas podem gravar em sua artificial memória milhões de fotos, por qual motivo tu não o poderias, filho meu, se fostes desenhado com tanto capricho, e dotado de uma máquina natural tão mais poderosa que as artificiais?

Guarda no teu peito cada amor que sentistes. Imprime no teu coração as impressões digitais da moças a quem abraçastes, beijastes, amastes, fizestes sorrir, correstes, brincastes... Desenha na tua alma a imagem de cada uma das graciosas donzelas, nutre por elas um eterno e inocente saudosismo...

Cada uma dessas coisas que te peço para guardar, meu amado e querido filho, é um ícone da tua vida. Guarda-as como teu bom pai te pede. Forma a tua iconóstase, e consagra-a. Pois cada ícone é único, tu jamais hás de ter ícones repetidos. Perceba, então, a graciosidade, a unicidade e o valor de cada um dos teus ícones. Apresenta ao Pantocrator¹, quando partires para a tua dormição, a tua iconóstase, dizendo-lhe  com todo fervor: "Kyrie, eleison!"²






----------------------------------------
1: O que tudo rege.
2: Senhor, tende piedade de nós.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se: Comentários são muito bem vindos quando visam acrescentar aos textos mensagens de relevância e de gosto compatível com o texto publicado, mas não o são quando são em tons pejorativos ou de incompatibilidade total com o texto. Agradecemos a compreensão.