domingo, 29 de abril de 2012

Corra Thiago, Corra!


Naquele sábado, não levantei de pronto com o despertador, como é de costume. Titubeei na cama por alguns minutos antes de me colocar de pé, silenciosamente, para não acordar meu colega de quarto. Fui à cozinha, tomei meu remédio e fui na varanda. As costas doíam, o tempo nublado desanimava. Deitei no murinho afim de manter as costas reta numa superfície dura, e lá fiquei por talvez um quarto de hora, meditando. Eu não queria sair, sabia que naquele dia seria o tão temido treino longo, os 16km. Iniciante que era nas corridas, era a segunda vez que o faria, e tinha medo. Fui para dentro, escovei os dentes, tomei meu café - mas um café frugal, sem os ovos, como costuma ser -, vesti a roupa de corrida, peguei o celular e o fone de ouvido, uma garrafinha com refresco de morango e sai. Parei antes do portão e fiz um alongamento, bem demorado, como raramente faço. Coloquei uma música, executei o aplicativo do celular que uso para monitorar minhas corridas e parti. Agora já não tinha para onde correr, a não ser para frente, e cumprir o treino longo do dia.

A corrida havia começado, os primeiros quilômetros já se haviam passado e me sentia bem. Estava na minha velocidade tranquila, cerca de 9km/h, um pouco abaixo do que costumam correr, mas não tenho muita ambição. A meta é no dia da prova correr a 10,5km/h, mas ainda tinha 2 meses para melhorar isso. O objetivo do treino de hoje era o meu corpo se acostumar ao longo percurso.

Embora estivesse tudo bem, manhã nublada bonita, temperatura agradável, pessoas correndo pela orla, eu começava a me cansar e pensar em desistir, isso antes dos 5km. Eu havia dormido apenas 5h naquela noite, e as pernas estavam tensas pois havia corrido 7km no dia anterior. Pensei em desistir. Vozes dentro de mim me desmotivavam, a garrafa de refresco que eu havia trago se tornava um fardo, e eu me achava incapaz. Foi aí que, na curva dos 5km veio no sentido contrário um senhor, com certeza com mais de 60 anos, correndo, a camisa empapada de suor. Era a motivação que eu precisava. Agora já havia passado da praia de Icaraí e tinha que enfrentar as curvas e subidas para chegar na praia de São Francisco. No fone de ouvido começou a tocar uma música triste que me remeteu a lembranças do passado, então algumas lágrimas rolaram dos olhos, se mesclando ao suor. Meu psicológico estava uma pilha, e era ele meu oponente naquele momento, eu queria parar, queria descansar, nem que fosse um minuto, queria andar parte do percurso, tentava fazer acordo comigo mesmo de terminar a ida e voltar de ônibus ou caminhando, era o acordo do demônio. Sabia que se parasse por um segundo só, minhas pernas iriam latejar, e eu não conseguiria voltar a correr. Eu não podia parar. Este foi o primeiro grande embate, durou 2km, e eu venci.

Cheguei na praia de São Francisco, vi mais corredores, e pessoalmente gostava mais daquela parte do percurso. Já avistava a estação de barcas de Charitas, o ponto de retorno, e esboçava um sorriso. Corria com mais ânimo, mais alegria, mas o cansaço continuava. Cheguei no ponto de retorno, dei a meia-volta e retornei. Eu queria fazer split negativo, ou seja, correr a volta mais rápido que a ida, mas os pés ainda não permitiam. A volta foi mais tranquila, eu estava extremamente cansado e experimentava uma paz intensa. O cansaço era tamanho que até as vozes que sussurravam dentro de mim para me desestimular haviam se calado. Voltei as praias de Charitas e São Francisco, e quando estava descendo a ladeira, chegando na praia de Icaraí, vizualisando o MAC, começou a tocar "The World is Mine", e esta música vibrante, associada com o fato de estar próximo do final, me deram o gás para incrementar as passadas e finalmente começar meu split negativo. Eu me sentia feliz, e assim foi o final da corrida. Algumas lágrimas rolaram, mas de alegria. Eu havia travado uma luta contra mim e havia vencido, havia me superado. Suor e lágrimas, e um sentimento de vitória. Fechei o percurso: 16km em 01:39:17, bem melhor que os 01:52:21 que havia feito 25 dias atrás. Todo suor tinha valido a pena, a guerra não terminou ainda, mas venci mais uma batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se: Comentários são muito bem vindos quando visam acrescentar aos textos mensagens de relevância e de gosto compatível com o texto publicado, mas não o são quando são em tons pejorativos ou de incompatibilidade total com o texto. Agradecemos a compreensão.