segunda-feira, 25 de junho de 2012

Jiu-Jitsu, A Arte Suave


Há cerca de um ano atrás eu resolvi que era a hora de dar uma voadora no sedentarismo e começar a praticar um esporte. Meu interesse era alguma arte-marcial ou defesa pessoal, e fiquei indeciso entre o krav-magá e o Jiu-Jitsu. Escolhi o Jiu-Jitsu. Eu costumava acompanhar MMA na TV e sabia que nele usavam técnicas da arte no chão, mas não sabia exatamente no que a mesma consistia. Em minha mente era algo bem violento, e já imaginava sair dos treinos cheio de hematomas, mas me impressionei. Já na aula experimental vi que a arte consistia em dominar o oponente através de técnica, claro que ser forte ajuda, mas não é o porte físico que define o resultado de uma luta.

O nome Jiu-Jitsu quer dizer "arte suave", pois nele, atráves de movimentos precisos, uma pessoa pode dominar outra muito mais forte que ela. A arte chegou ao Brasil com Mitsuyo Maeda (Conde Koma) em 1915, mas foi com Carlos e Hélio Gracie que ela se transformou, evoluiu e se espalhou pelo Brasil e pelo mundo como o conhecidíssimo Brazilian Jiu Jitsu, que é o mais praticado hoje em dia, inclusive no Japão. Hélio Gracie era um cara franzino, e com sua arte conseguia derrotar lutadores com até 30kg a mais que ele. E pasmem, eu, que não sou nenhum Hélio Gracie, luto com caras de 30kg a mais que eu e até consigo dominá-los.



O universo dos praticantes de Jiu-Jitsu é bem variado, tem marombados, gordinhos, magrinhos, jovens, adultos, altos e baixos...ifelizmente não tem muitas mulheres, mas isso está mudando. E é muito interessante ver garotos gordinhos (ou magrinhos), que normalmente são zuados na escola, chegarem no tatame e subjugarem outros que estão mais em forma, ou que aparentemente seriam os "favoritos" na luta. Desta forma o indivíduo passa a se aceitar melhor, e a auto-estima voa no ar, sem limites.

Cada dia que passa me impressiono mais com esta técnica, e só me arrependo de não ter começado antes. Com certeza teria influenciado muito positivamente em minha vida. Vestir o kimono é como vestir a armadura do homem-de-ferro. Entrar no tatame é como entrar em zona-de-guerra, e não há mais emoção do que a de finalizar alguém maior e mais pesado que você. Sem falar que dentre os muitos benefícios o Jiu-Jitsu aumenta em muito seu fôlego e resistência física, que contarão muito quando estiver entre quatro paredes com aquela gata que te deixa louco. Mas e você, já teve curiosidade de experimentar o JJ? Procure uma academia e participe de uma aula experimental, creio que não irá se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se: Comentários são muito bem vindos quando visam acrescentar aos textos mensagens de relevância e de gosto compatível com o texto publicado, mas não o são quando são em tons pejorativos ou de incompatibilidade total com o texto. Agradecemos a compreensão.