domingo, 15 de julho de 2012

O "espetacular" Homem-Aranha (spoilers)

Ontem fui assistir o novo filme do Homem-Aranha. Não havia lido resenhas, críticas, visto trailers, nada. Fui de cara limpa, sem expectativas, apenas carregando nos ombros o fato de ser um fã de carteirinha e de ter colecionado os gibis por mais de 10 anos. E sai da sessão decepcionado.

O filme se mantém fiel aos quadrinhos ao colocar Gwen como a primeira namorada de Peter e lançadores de teia, ao invés de teia biológica. E só. Daí em diante e história do Aranha é tão cagada, reformulada, costurada e modificada que em determinado momento eu queria que o filme terminasse logo. Não sou um fã chato do Aranha que espera que tudo seja 100% como está nos gibis, mas tem coisas da essência do herói que não podem mudar. Vou enumerar as aberrações, segundo minha memória permite.



1. Os pais de Peter:

Os pais de Peter, nos quadrinhos, eram agentes secretos, que morreram numa operação, deixando Peter com os tios antes de partirem. Colocar o pai de Peter ligado à criação da aranha é simplesmente grotesco. O pai biológico de Peter nunca teve uma real importância, todo o peso paterno do herói sempre esteve no tio Ben, que neste filme ficou um pouco embaçado, meio que jogado em segundo plano.

2. A transformação:

Eis que Peter consegue se infiltrar na Oscorp para ver o Dr. Curt, onde bizarramente Gwen é estagiária-chefe, e entra numa sala super-secreta e protegida, com aranhas radioativas criando teias, e é picado por uma. Inexplicavelmente sai de lá sem ninguém perceber e aparece num metrô...

3. A equação da vida:

Todo um laboratório dedicado a resolver um problema, com um gênio como Curt Connors encabeçando o grupo, e eis que uma equação tirada da pasta deixada pelo pai de Peter permite que tudo seja resolvido. Anos de trabalho se resumem numa equação que foi miraculosamente compreendida por Peter e deu possibilidade à criação do soro do lagarto.

4. Curt Connors:

Não me lembro se em algum momento nos quadrinhos ele chegou a trabalhar na Oscorp, mas me lembro bem que sempre fez parte do personagem ter uma família. Também me lembro que o lagarto nos quadrinhos nem falava direito...



5. A aceitação dos poderes:

Não temos as cenas clássicas de Peter testando os poderes, se adaptando. Só temos uma cena que tenta sem sucesso ser cômica dele acordando e quebrando tudo no banheiro e uma outra dele andando de skate e se balançando em correntes. Trágico.

6. A teia:

Eis que um garoto consegue reproduzir em casa teias sintéticas que viu sendo feitas nas indústrias Oscorp. Simples assim. No próximo filme Peter fará fusão a frio.

7. Com grandes poderes...como é que era mesmo?

A frase que sempre acompanhou o Aranha, a frase que define o personagem, que todo fã sabe de cor, não está presente! Esse, para mim, é o mais ultrajante dos erros.



8. A vingança:

Vingar-se da morte do tio é um fator determinante de todo o caráter do Aranha como herói. Neste novo filme a questão fica em aberto, vemos ele perseguindo alguns caras, sendo que no último ele fica brincalhão demais, soltando piadas demais, nem parece que está buscando vingança contra o cara que matou o tio, um cara que ele sempre considerou como pai.

9. Identidade nada secreta:

Para proteger seus entes, Peter sempre manteve a identidade secreta, saindo de casa pela janela de madrugada, largando a trouxa de roupas em algum telhado, escondendo hematomas. Neste filme isto não é feito. Peter volta para casa pela porta, cheio de hematomas, sem se importar se será visto pela tia May ou não. Conta sua identidade para a Gwen como se não fosse nada.

Enfim, estas são apenas as principais bizarrices que vi no enredo mal elaborado deste novo filme do Aranha. Para mim, fiasco total. A escolha do lagarto como vilão, a presença do capitão Stacy e sua morte, a Gwen como namorada, foram acertos, e poderiam ter contribuído para um ótimo filme, mas parece que tudo foi muito mal utilizado, resultando num circo de horrores. Espero que abandonem este projeto e nem sigam com as sequências, e quem sabe daqui a 10 anos tenhamos um novo origem do homem aranha, com mais qualidade e fidelidade.

Um comentário:

  1. Esse filme deixou muito a desejar mesmo,muitas coisas jogaram no colo das pessoas sem explicações e acharam que "Está tudo bem, eles vão aceitar".

    ResponderExcluir

Lembre-se: Comentários são muito bem vindos quando visam acrescentar aos textos mensagens de relevância e de gosto compatível com o texto publicado, mas não o são quando são em tons pejorativos ou de incompatibilidade total com o texto. Agradecemos a compreensão.